How to build your first house/pt-br

From Minetest Wiki
Jump to: navigation, search
Languages Língua: English • français • português do Brasil

Este tutorial mostrará a você como criar um novo mundo, construir uma casa e colocar luz nela.

Contents

Iniciando um novo mundo

Uma árvore no Minetest

Antes de tudo, com o Minetest aberto, você deve criar um novo mundo. Faça isso clicando em “Novo ou New” na tela inicial. Tudo que você precisa fazer é digitar um nome para seu novo mundo. Então clique em “Criar ou Create”.

Agora que você criou seu mundo, você precisa jogar. Selecione seu mundo clicando no nome sobre a lista e depois clique em "jogar ou play". Você verá uma barra de progresso mostrando o carregamento do seu mundo. Isso pode levar algum tempo dependendo das especificações do seu computador.

Pronto! Você deverá aparecer em um novo mundo. No entanto, não há nenhuma construção. Por padrão, a tecla W movimenta você para frente, D para a direita, A para a esquerda, e S para trás. Para girar, olhar para cima e para baixo, simplesmente movimente o mouse.

Primeiros Recursos

Agora que você sabe como se movimentar, precisará encontrar um pouco de madeira. Caminhe ao seu redor até que você veja uma árvore. Elas tem o tronco escuro com folhas verdes em volta dele. Caminhe até o tronco e olhe para ele. Quando estiver perto o suficiente, você deve ver uma linha preto em volta da seção do tronco em que você está olhando. Agora, você precisa manter pressionado o botão esquerdo do mouse. Você deverá ver rachaduras aparecendo na árvore. Após alguns segundos, a parte do tronco que você estava vendo irá desaparecer. Agora, você provavelmente irá ver isso na sua mão. Se você pode ver uma pequena imagem de parte da árvore em uma da caixas na parte de baixo da tela, isso significa que o bloco está no seu inventário. Estas caixas são sua hotbar. Para selecionar os diferentes itens em sua hotbar, utilize a roda do mouse ou digite os números de 1 à 8.

O menu padrão do inventário

Para abrir seu inventário, pressione I em seu teclado. A tela deverá ter agora várias linhas com caixas cinza. Estas caixas são os vários slots do seu inventário. Para mover itens nele, clique nele com o botão esquerdo do mouse e então clique onde você quer colocá-lo (uma caixa vazia).

Agora, quebre mais algumas partes da árvore. Você deverá agora ver um pequeno número próximo da imagem da árvore no inventário. Isso indica quantas peças da árvore você tem.

Quando você abrir seu inventário, irá ver na parte de cima um conjunto de caixas de 3x3. Isso é a crafting grid. Esse é o lugar onde você pode fabricar vários itens.

Você precisará agora fazer algumas wooden planks(placas de madeira). Para fazer isso, clique sobre árvore e coloque-os em algum lugar na crafting grid. Na caixa à direita da grid, você irá ver uma imagem de wooden planks. Clique nela, e você poderá pegar quatro blocos de wooden plank. Você também verá desaparecer as árvores da crafting grid.

Parabéns! Você fabricou seu primeiro item! Você pode colocar o bloco ou nó (node) como são chamados, em seu mundo caminhando para outro nó(bloco), para colocar, clique com o botão direito do mouse sobre a face do nó onde você quer.

Fabricando sua primeira ferramenta

Uma picareta de madeira

Antes de você fazer sua casa, há ainda outros dois crafts que você precisa fazer. Primeiro vamos fazer alguns sticks. Selecione as wooden planks no seu inventário. Então, clique com o botão direito em um dos slots da crafting grid. Isso fará aparecer apenas uma wooden plank ao invés de todos. Agora, clique com o botão esquerdo em algum lugar em seu inventário para colocar o restante das wooden planks. A caixa de saída do craft deve mostrar agora os sticks. Clique no stick para pegar quatro sticks.

Agora, sua primeira ferramenta! Ela é chamada de picareta. Ela é usada para minerar pedra e alguns minérios. Para fazer uma picareta de madeira, use o clique direito do mouse, coloque uma wooden plank em cada uma das três caixas no topo da crafting grid (preencha a primeira linha). A seguir, coloque dois sticks na coluna do meio. A saída mostrará uma picareta.

Pegue a picareta e coloque no topo do inventário. Saia do inventário e selecione a picareta. Você deve aparecer agora segurando ela.

Algumas minerações e fabricações mais sérias

Agora, com pedras. Caminhe ao seu redor até ver alguns nós cinza. Estes podem às vezes aparecer em falésias acima do solo. Vá até eles e usando a picareta, quebre 11 deles como você fez com a árvore. Você irá encontrá-los transformados em um material chamado “cobblestone” no seu inventário.

Em seguida, vamos fazer uma fornalha (furnace). Para fabricá-la, preencha a crafting grid com cobblestone, deixe a caixa central vazia. Pegue a fornalha do slot de saída da crafting grid. Você deve ter ainda 3 cobblestone restantes.

E finalmente, agora fazemos a casa. Construa ela como você deseja, por hora use apenas wooden planks (Quebre mais árvores para fazê-la). Você pode usar elas como sua base. Por agora, provavelmente estará escurecendo, você precisará de tochas para iluminar.

Para fazer tochas, caminhe até encontrar pedras com pontos pretos. Este é o minério de carvão. Quebre todo o grupo de blocos de carvão com sua picareta, isso não levará muito tempo.

Em seguida, faça mais sticks. Na parte de baixo da crafting grid coloque um stick em uma das caixas, então adicione um coal lump - pedaço de carvão sobre o stick. Você terá quatro tochas. Coloque elas em nós (blocos) regulares e elas irão emitir luz. Use as tochas como luz para sua casa.

Coloque a fornalha (furnace) em algum lugar da sua casa. Você usará a fornalha para fundir minérios, desde que você os tenha minerado. Mas não se preocupe com isso ainda.