Texture Packs/pt-br

From Minetest Wiki
Jump to: navigation, search
Languages Língua: English • Deutsch • français • 日本語 • Bahasa Melayu • português do Brasil
Textura padrão (default) (à esquerda), vs textura HDX-256 (à direita).

Um Pacote de Texturas é uma coleção de arquivos que são usados para alterar as texturas dos blocos, itens, mobs e interface gráfica. A resolução nativa (original) das texturas do Minetest são 16 x 16 pixels.

Todas as versões do Minetest possuem suporte a texturas personalizadas com o uso do comando texture_path. A pasta /textures/all/ foi adicionada na versão 0.4.dev-20120408 (18d8e3ac). E a aba Pacotes de texturas do menu principal foi adicionado na versão 0.4.8-dev (38315341).

Instalação

Em qualquer versão do Minetest, a maneira mais fácil de instalar um pacote de texturas personalizadas é a seguinte:

  1. Baixar o pacote de texturas.
  2. Se ele estiver compactado, extraia a pasta do pacote de texturas (com um programa como 7-Zip) no diretório texturas no seu diretório Minetest.
  3. Selecione o pacote de texturas na aba Pacote de texturas do menu principal.

Para obter instruções mais detalhadas com informações de versão específicas, consulte o tutorial Instalando pacotes de texturas.

Encontrando Pacotes de Texturas

Pacotes de texturas atualmente podem ser encontrados em muitos lugares:

Criação do Pacote de texturas

Para criar um pacote de texturas personalizado, você precisa editar os arquivos padrões. Se você tem experiencia com editores de imagem, então criar seu próprio pacote de textura personalizado é bastante simples.

  1. Localize as texturas padrões.
  2. Crie uma nova pasta para armazenar seu novo pacote de textura.
  3. Use seu programa de edição de imagem preferido – GIMP é um livre/código-aberto e funciona bem – e crie um arquivo de imagem PNG para cada textura que você quiser modificar. Qualquer editor de imagem que tem suporte a transparência – também chamado de “alpha” (alfa) – deve ser OK.
  4. As texturas podem ser de qualquer tamanho, mas as imagens quadradas cujos comprimentos de borda são potências de x² (16 × 16, 32 × 32, 64 × 64, 128 × 128, …) são preferidos por razões visuais e de consistência.
  5. Comprima a pasta - não apenas os arquivos dentro - em um arquivo .zip e faça o upload deles (Mediafire e Dropbox são escolhas populares) e poste seu anúncio no Fórum de Pacotes de texturas.

Para obter instruções mais detalhadas, consulte o tutorial Criando pacotes de texturas.